domingo, 22 de dezembro de 2013

O verdadeiro sentido do Natal

O Natal é uma data muito festejada na sociedade. Tem pessoas que nem frequentam Igreja alguma, mas não conseguem “fugir” do Natal; de uma ou outra maneira são envolvidos nesse clima e acabam participando da festa. Mas, infelizmente muitos não compreendem o verdadeiro significado do Natal. Nós, da Igreja Católica Apostólica Romana, valorizamos o advento como tempo propício para reflexão e oração em preparação para o natal. A Palavra de Deus meditada cada dia nos faz entrar nesse clima de alegre esperança; aguardamos algo que já faz parte da nossa vida. Nessas quatro semanas, somos tocados pelas palavras do profeta Isaias ou de João Batista, nos indicando o caminho da conversão para estarmos preparados para a vinda do Senhor.A cena natalina com os anjos anunciando aos pastores o nascimento de Jesus; a imagem do presépio com a criança na manjedoura e Maria e José contemplando-o, nos enche de ternura. Mas não podemos ficar somente nisso! O Natal é muito mais. Natal é a festa da primeira vinda do Redentor; dia em que Deus se tornou humano e veio morar entre nós. Trata-se do encontro da glória invisível de Deus com a nossa existência humana. O eterno e misericordioso Deus enviou o Seu Filho Jesus ao mundo; não para condenar, mas para que o mundo seja salvo por ele. Cristo, o Filho de Deus, tornou-se humano! Isso é algo que não pode ser compreendido pelo nosso raciocínio e nem pode ser expresso com nossas simples palavras. Jesus, o Filho de Deus tornou-se humano e começou a Sua vida como todos nós: um frágil recém nascido vindo habitar em um mundo de incertezas. Ele não teve nenhum lar seguro; desde o principio de sua chegada conviveu com a pobreza, a inquietação e fuga para ter sua vida salva. Mas encontrou também em Maria e José um casal santo e, com eles, formou uma família abençoada onde recebia carinho, afeto e segurança; ganhou um lar onde cresceu presenciando gestos de amor, respeito e solidariedade. Esse é o ideal cristão que devemos viver em nossa família. O espírito natalino deve nos acompanhar todos os dias porque o Filho de Deus não tem dia e nem hora marcada para nos abençoar. Ele é o maior presente que poderíamos receber e não teremos outro igual nunca mais. Não podemos transformar o Natal em uma tradição exterior onde o brilho artificial das luzes se mostra como únicas belezas que chamam nossa atenção; onde a busca por presentes se torna a principal preocupação do tempo do advento e a recepção de um personagem inventado é o ponto alto da festa de natal que é a celebração da vinda de Jesus; será uma festa verdadeiramente religiosa se Ele receber as homenagens merecidas. Devemos dedicar aos irmãos tudo aquilo que gostaríamos de dar ao próprio Jesus: nosso abraço, nosso respeito; nosso pedido de perdão. Cristo é o centro das nossas vidas; é ele que dá sentido verdadeiro ao nosso existir. Com nossa família temos motivos verdadeiros de festejarmos a vinda o natal do Senhor. A todos um feliz e abençoado Natal em família!

Significado dos Símbolos de Natal

As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas.

Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu na Alemanha. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.

Papai Noel
Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.

Estrela de Natal
Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

Presentes de Natal
Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antigas.

Velas de Natal
Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo". Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade.
(Fonte: http://www.significados.com.br/natal e www.sentinelasemsc.com.br)

Nós do Grupo de Oração Jovem Magnificat, desejamos a todos um Feliz Natal, onde o menino Jesus possa nascer novamente no coração de cada  um, brotando assim, sementes de amor, esperança e paz. Que alegria e a perseverança em Deus possa te contagiar, para que possamos fazer desses próximos anos do grupo, ano de nova coordenação, um ano de derramamento de muitas graças e paresia sobre todos que estiverem em nossa volta. Que Deus nos abençoe e que Maria derrame seu manto de unção sobre sua vida.


VIDEOS COMPLEMENTARES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Rema do Grupo...

" Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 6. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. 7. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. 8. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. 9. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." (Josué 1, 5- 9)

Agora é tomar posse desta palavra, e mãos a obra. Deus está precisando de Jovens, que realmente se dedicam ao Seu serviço com alegria, sem deixar de ser Jovem!!!