História

O Grupo de Oração Jovem Magnificat foi fundado no dia 8 de Janeiro de 2005, na paróquia São Francisco de Assis, no bairro de Forquilhinhas, pertencente ao município de São José, da grande Florianópolis (SC). Foi fundado com o propósito de estender o Grupo de Oração Magnificat, que se vincula ao movimento da Renovação Carismática Católica (RCC), aos jovens da comunidade.
            Tendo como fundadores os seguintes membros da comunidade: Juliane Aparecida de Souza, Luciano Rode, Ezequiel Gonçalves Cipriano, Israel Arnoldo Nascimento, Rúbia Souza da Silva, Kênia Perhardt, além de outros jovens da comunidade, contando com Terezinha Silva da Rosa, como supervisora geral, juntamente com os servos do Grupo de Oração Magnificat Angelita Santos, Adilson José, Lenir Weber, Alexandre Hoffmann, Madalena da Silva, Jadna Raquel Pinheiro e José Alves, Fátima Terezinha de Souza e  Maria de Lurdes Perhardt.
Magnificat é o louvor que Maria elevou ao Senhor quando foi visitar sua prima Isabel após ter recebido o Espírito Santo, que lhe apareceu, anunciando que conceberia Jesus. Esta passagem encontra-se no Evangelho de São Lucas 1; 46-55:

Minha alma glorifica ao Senhor,
Meu espírito exulta de alegria
Em Deus, meu salvador,
Porque olhou para sua pobre serva,
Por isto, desde agora,
Me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
Porque realizou em mim maravilhas, aquele que é poderoso
E cujo nome é santo.
Sua misericórdia se estende, de geração em geração,
Sobre os que o temem.
Manifestou o poder de seu braço:
Desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos
E exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes
E despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo,
Lembrado de sua misericórdia,
Conforme prometera a nossos pais,
Em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.

Este Grupo tem dois grandes símbolos que fazem parte de sua história. Um é a face de Maria, por ser um grupo Mariano, e o outro são dois anjos anunciadores que estão tocando trombetas. O significado destes símbolos é louvar ao Senhor, como Maria no Magnificat, e anunciar como anjos a Boa Nova aos homens, que estão sedentos e precisam ouvir a palavra de Deus.
Os ministérios foram criados conforme a necessidade do grupo, com o intuito de abranger funções distintas dentro do mesmo, juntamente com os servos do grupo de oração adulto e comarca de São José, a qual pertencemos, para que os jovens assumissem de corpo e alma um serviço dentro do grupo (e da igreja em geral) para aflorar seus carismas e dons, que cada um guarda em si.
Atualmente, o Grupo de Oração atua com os ministérios de música, jovem, pregação, comunicação, liturgia, pastoreio, promoção humana, discipulado, acolhida, intercessão, cura e libertação.
      Nesse sentido, e por obediência e agradecimento ao Grupo de Oração Magnificat e a RCC, caminhamos na unidade o grupo adulto e jovem, nossa paróquia, comarca, arquidiocese e diocese.
O Grupo de Oração Jovem é responsável por evangelizar a juventude. Ele busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização entre os jovens, apoiando os grupos de oração nessas atividades, promovendo e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores. Como parte desta formação, também são realizados encontros nos quais se trabalham temas de grande interresse e relevância a essa faixa etária, tais como afetividade, sexualidade, castidade, experiências de oração, querigma, oficina de carismas entre outros assuntos referentes à juventude. A formação humana, dogmática, espiritual e vocacional são as bases para que o jovem se torne protagonista da igreja e da sociedade, sendo que partimos de três pontos de equilíbrio essenciais: a oração, o trabalho e o lazer.
Este grupo tem por objetivo levar ao jovem a ter uma vida feliz em Jesus, sem excessos e exageros. Desejamos que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo, buscando assim evangelizar de todas as formas possíveis, sendo fermento neste mundo de hoje. Formar, assistir, orientar e motivar os jovens a partir da identidade da RCC, inserindo-os na vida da igreja e de comunidade, trabalhando assim o que é próprio deste estado de vida. Sendo assim, busca-se sempre proporcionar ocasiões em que o jovem possa ter o encontro pessoal com Jesus Cristo, permitindo, deste modo, que todos respondam a este chamado de Deus, e que sejam construtores da civilização do Amor.
            Venha Jovem, Deus te convida a mergulhar em águas mais profundas, ser santo sem deixar de ser jovem, pois Ele quer que você tenha vida, e vida em abundância. (cf. Jo 10, 10)   
             Deus o abençoe!

Palavra Rema do Grupo...

" Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 6. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. 7. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. 8. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. 9. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." (Josué 1, 5- 9)

Agora é tomar posse desta palavra, e mãos a obra. Deus está precisando de Jovens, que realmente se dedicam ao Seu serviço com alegria, sem deixar de ser Jovem!!!