terça-feira, 26 de março de 2013

Significado da Semana Santa



A Semana Santa é uma semana muito especial e sagrada para nós católicos e que celebramos a subida de Jesus ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. É um tempo muito forte de oração pela igreja onde inicia-se depois do Domingo de Ramos. Todos são convidados a parar e refletir sobre seus atos em sua vida e reconhecer que existe um Deus, que deu a vida para remissão de nossos pecados...



Cada dia desta semana possui um significado especial porque representa as etapas finsais de Jesu Cristo até a sua ressurreição. Na sexta-feira santa principalmente a carne é evitada embora muitas pessoas evitam a semana santa toda comendo peixe. É um sacrifício em respeito ao sofrimento de Jesus e ao seu sangue que foi derramado. 

O Significado dos Dias:
  • Quinta-Feira Santa:
Esse é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia conhecido como lava-pés, em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores.
  • Sexta-Feira Santa:
À tarde apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne.
  • Sábado Santo:
A igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa.
  • Domingo de Páscoa:
Mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. A igreja se reúne para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada. Por isso dizemos que a Páscoa é renascimento! Que seu renascimento seja de esperanças, amor e paz! (Fonte: http://www.sempretops.com/)


Vídeo Relacionado:



CRONOGRAMA PAROQUIAL:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Rema do Grupo...

" Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 6. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. 7. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. 8. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. 9. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." (Josué 1, 5- 9)

Agora é tomar posse desta palavra, e mãos a obra. Deus está precisando de Jovens, que realmente se dedicam ao Seu serviço com alegria, sem deixar de ser Jovem!!!