quarta-feira, 12 de julho de 2017

Câmara presta homenagem aos 50 anos da RCC | Forania de São José

Os 50 anos da Renovação Carismática Católica foram celebrados em Sessão Comemorativa realizada na Câmara de Vereadores de São José na noite da última quinta-feira (6). A reunião, proposta pelo vereador Caê Martins (PSD), prestou homenagem a diversas personalidades da RCC josefense e da Arquidiocese de Florianópolis.

A data é celebrada ao redor do mundo, no entanto os 50 anos do movimento no Brasil serão festejados em 2019. "No nosso país, a Renovação Carismática Católica começou em Campinas (SP) em 1969", explica o Padre Leandro José Rech, assistente eclesiástico da RCC na Arquidiocese de Florianópolis.

Já a Presidente do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica, Lidiane da Silva Cunha lembrou a grande quantidade de grupos de oração no país e na Capital. "Em 2014, eram 12 mil grupos de oração, sendo 200 em Florianópolis e ainda 15 ministérios", salientou, tendo a fala completada pelo representante da Forania de São José, Romeu Mendes: "Cada grupo tem cerca de 45 a 60 pessoas, o que movimenta de 8 mil a 10 mil pessoas na região", destacou.

Proponente da Sessão Comemorativa, o vereador Caê Martins recordou sua iniciação no movimento em 1998 e o papel da RCC na sociedade. "São 50 anos de corrente de graça, ultrapassando os limites da igreja e atingindo milhões de cidadãos ao redor do mundo com obras sociais frutos dessa corrente de Deus", disse. 

Por fim, o parlamentar ressaltou a importância de o Legislativo reverenciar entidades e suas causas, além do fato de aproximar a sociedade da Câmara Municipal de São José. Compuseram a Mesa de Trabalho, os vereadores Orvino Coelho de Ávila (presidente da Câmara de Vereadores de São José) e Sanderson de Jesus. Também esteve presente o vice-prefeito Neri Amaral e o servidor estadual Arão Josino da Silva, representando o governador Raimundo Colombo.

Homenageados

Melita Maria Joenck
Lindaura Maria Feltrin
Regina Célia Calomeno
Domingos José do Nascimento
Padre Helio da Cunha
Edna Maria da Silva dos Santos
Jucélio Miguel dos Santos
Maria de Lourdes Rodrigues
Simone Pereira

Sobre o Movimento

A Renovação Carismática Católica surgiu em 1967 na Universidade de Duquesne, na Pensilvânia, Estados Unidos, enquanto um grupo de estudantes participava de um retiro. De lá, o movimento disseminou-se por todo o mundo. A RCC baseia-se nos carismas do Espírito Santo e no encontro pessoal com Deus, promovendo uma constante renovação espiritual.

No Brasil, a Renovação Carismática surgiu na cidade de Campinas (SP) e, a partir de 1980, consolidou-se institucionalmente ampliando-se dentro da igreja como uma nova “onda” de evangelização. Em São José, a RCC ganhou força na década de 90, na Paróquia Santo Antônio, em Campinas e posteriormente se expandindo para outras regiões. 


Confira o vídeo completo desta Sessão na Câmara dos Vereadores.

Deus abençoe! 


Fonte: http://www.cmsj.sc.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Rema do Grupo...

" Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 6. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. 7. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. 8. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. 9. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." (Josué 1, 5- 9)

Agora é tomar posse desta palavra, e mãos a obra. Deus está precisando de Jovens, que realmente se dedicam ao Seu serviço com alegria, sem deixar de ser Jovem!!!