Ministérios



O QUE É UM MINISTÉRIO?



A palavra ministério vem do latim e significa “serviço”, “ofício de servo”, “trabalho”, tradução da palavra grega que é um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercer o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais frutos na descoberta de sua vocação, para, desse modo, vivê-la no cumprimento da própria missão. O termo “ministério” é amplamente utilizado na RCC para designar de forma geral os diversos serviços prestados dentro de nosso grupo de oração Magnificat, nas paróquias, nas comarcas, nas dioceses, nos estados e no Brasil. Nosso grupo de oração é divido em vários ministérios que são:



MINISTÉRIO DA FORMAÇÃO



O ministério de formação tem como missão preparar os jovens que pretendem ingressar no G.O.J. Magnificat como servos de Cristo. Todo cristão, independente de idade ou tempo de caminhada, precisa de formação, até mesmo na época de Jesus, todos os discípulos precisavam de orientação de como proceder mediantes as situações que se encontravam. Jesus tinha vários métodos de formar, na prática, por parábolas, em discursos entre outros. O ministério de formação que ser o reflexo de Jesus, pois precisa acolher a todos que estão entrando no grupo e formar, independendo do grau de dificuldade de cada um e utilizando os mais variados e modernos métodos, tais como, internet, livros, data show, exercícios, vídeos apostilas entre outros. Quando Jesus, chamou seus discípulos além de formar a cada um, ordenou para que “todos fossem e fizessem discípulos em todas as nações”, sendo que este ministério, quer dar resposta a esta palavra do Senhor. Como discípulos e anunciadores da Boa Nova do reino de Deus, temos que estar preparados para tal propósito, porque o mundo se encarrega de confundir os filhos da luz, mas quem está sempre em processo de formação, possui uma base sólida, e nada vai atingir sua fé com facilidade. O Ministério de Formação possui uma metodologia que é debatida de uma forma aprofundada os mais diversos assuntos referente a igreja, doutrina cristã e na espiritualidade e formação na da Renovação Carismática Católica.



MINISTÉRIO DA PREGAÇÃO



A pregação é um dom do Espírito Santo e é também uma técnica de elocução. Como carisma, ela apresenta forte matiz profético; como técnica de elocução, ela se liga à oratória. É um carisma que leva o evangelizador a fielmente proclamar a revelação divina sob a unção do Espírito Santo, de forma enérgica, ousada, profética, viva, ardorosa, atraente e eficaz. O Ministério de Pregação visa formar pregadores, quer seja aquela pessoa que jamais pregou, quer seja o pregador experiente que deseja aperfeiçoar-se com o propósito de atingir com maior eficácia os objetivos do carisma da pregação. Com os cursos específicos, os pregadores recebem capacitação para pregarem em todos os encontros (nas reuniões de oração realizadas nos grupos de oração, nos seminários, nos avivamentos, nos aprofundamentos etc). Também são capacitados a ministrarem ensinos onde for necessário. Dentre suas várias formas de evangelizar, o seu principal objetivo é levar a mensagem de Cristo a todas as pessoas. Atuando em workshops e pastoreios nos grupos de oração, os pregadores são convidados a se tornarem porta-vozes de Deus em Seminários de Vida, aprofundamentos e retiros, servindo como instrumentos do Espírito Santo na transformação de muitas vidas. Podem participar do ministério todos aqueles que sentirem no coração o chamado à vocação divina. Frequentando as oficinas de pregação oferecidas periodicamente, os proclamadores exercem as suas funções com embasamento, confiança e noções de oratória. Essas oficinas serão promovidos pelo grupo, pela comarca ou arquidiocese, sendo abertas a todos. A Palavra tem poder de dar dignidade e vida às pessoas. Quando Deus diz algo, a promessa realmente se cumpre. Deve-se acreditar no que é pregado, e viver os ensinamentos de Cristo. Apenas dessa maneira, a vitória que Jesus quer derramar sobre todos irá atingir o íntimo de quem ouve.



MINISTÉRIO DA ACOLHIDA



O Ministério de Acolhida é o responsável pelo acolhimento das pessoas que frequentam nosso grupo de oração, promovendo o amor fraterno de Nosso Senhor Jesus Cristo, em gestos simples como um abraço ou um sorriso. A Acolhida também se envolve na infra-estrutura de eventos do grupo, tais como, experiências de oração, missas, retiros etc. Este ministério tem a função de receber bem e ir ao encontro das pessoas, com o objetivo de integrá-las nos encontros do grupo, passando todas as informações necessárias para os iniciantes do grupo, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação. O acolhimento é um transbordamento do amor! Deus não imprime seu amor em nós para que o tranquemos egoisticamente em nosso coração. Tudo o que nos dá é para ser repartido, expandido, partilhado! Em sua vida pública, Jesus acolheu, intimamente, Pedro, Tiago e João e os demais apóstolos, os quais preparou para, por sua vez, acolherem um dia na Igreja – uma multidão de irmãos. Acolheu até mesmo aquele que o traiu, chamando-o de "amigo". Na cruz, depois de acolher o ladrão arrependido, com um misericordioso perdão, entregando-se ao Pai, no mais admirável dos holocaustos, acolheu de braços abertos a humanidade inteira! O Ministério da Acolhida deve estar preparado para receber e encaminhar pessoas que pouco conhecem o grupo, a paróquia ou a Igreja. Alguém não familiarizado com a Igreja por não reconhecer a função das pessoas, ou por ter dificuldades para entender os programas e processos da comunidade. Este ministério, neste caso, deverá explicar com alegria e paciência passo por passo aquelas pessoas que estão chegando pela primeira vez no grupo de oração.



MINISTÉRIO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL



O ministério da Comunicação tem como objetivo dar uma resposta eficaz e clara ao anúncio do evangelho de Jesus Cristo neste terceiro milênio, usando-se dos meios de comunicação para evangelização... Responde o seu SIM, como Maria, sem hesitar, buscando levar o nome de Jesus Cristo a todos os lugares possíveis, através de diversas mídias: rádio, TV, jornais, murais, revistas, panfletos, escolas, igrejas, carro ou moto de som, faixas, cartazes, internet (email, orkut, blogers), pedágios, convites, lembranças, ponto de ônibus, fotos e vídeos, passeatas de divulgação etc. E vai além, se colocando a serviço dos demais ministérios e grupos de oração para um trabalho de marketing, fazendo com que as pessoas, que têm fome e sede de Jesus, vejam de forma mais clara e evidente que a salvação é para todos. Precisamos evangelizar “por cima dos telhados”, como diz o evangelista Mateus (10, 27b), neste espaço onde acontece a efusão do Espírito Santo. Hoje precisamos muito de pessoas que saibam aproveitar com eficiência, os meios de comunicação, para que todos possam conhecer cada vez mais o amor de Deus e transmiti-lo. Quando o Anjo Gabriel comunicou o plano de salvação do Pai à Virgem Maria, ela pôs-se a pensar o que aquilo significava; "Entrando, o anjo, disse-lhe: Ave cheia de graça, o Senhor é contigo." (Lucas 1, 28). Aconteceu nesse instante a maior comunicação de todos os tempos: o projeto de salvação de Deus para a Humanidade. Após o dialogo com o anjo, a resposta de Maria foi um SIM, sem hesitação.



MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO



O ministério da Intercessão é uma expressão de uma grande fé, a qual nos faz acreditar que Deus nos ama a ponto de nada querer fazer sem nós, mesmo quando se trata da obra da salvação. E isso inclui todas as circunstâncias da vida do homem. Jesus realizou, por sua Paixão, Morte e Ressurreição, a verdadeira intercessão entre Deus e os homens. Hoje, todos nós vivemos no tempo da graça em que, através da oração – e principalmente da oração de intercessão – colocamo-nos ao lado de Jesus, unidos à Maria Santíssima, aos anjos e santos, para interceder por todos os cristãos e suplicar as graças que ainda estão em tempo de ser recebidas. Este ministério é um chamado a todo fiel, assim como a Adoração e o testemunho. O demônio procura convencer as pessoas que esse tipo de oração é para especialistas, mas todos nós somos chamados a “vigiar e orar” uns pelos outros, em qualquer situação em que nos encontremos. Sendo que é um grupo menor, formado por participantes do grupo de oração, que se reúnem para interceder pelas necessidades e pelos pedidos efetuados no grupo de oração, os quais geralmente são recolhidos em uma caixa ou cestinha ao final de cada encontro. O intercessor precisa ser firme naquilo em que acredita! Deve ser submisso à vontade de Deus, ser confiante e ser testemunha da justiça. O chamado à intercessão não é apenas um dever para nós, cristãos, mas um privilégio de partilhar a própria obra do Senhor. Para responder a esse chamado, precisamos moldar a nossa vida à Palavra de Deus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634,2635) A palavra INTERCESSÃO quer dizer “a ação de por-se entre”. Ela vem do latim, que significa justamente “mediação”, “intervenção”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, clero, comarca, paróquia entre outros.



MINISTÉRIO DE ORAÇÃO POR CURA E LIBERTAÇÃO



Este ministério é o serviço que alguns servos ministeriados e preparados, com adequada formação, prestam aos membros participantes dos Grupos de Oração, visando evangelizá-los e orientá-los a buscarem a cura e a libertação para si e para os seus, em Jesus – o Senhor vivo e ressuscitado -, através da oração dos irmãos. Tem como objetivo reacender a chama da fé no coração de todos, pois “Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade” (Hb 13,8), realizando sinais, milagres, prodígios e maravilhas no meio de nós; na certeza que o plano do Pai é nos conceder, em Jesus Seu Filho, vida em plenitude (Jo 10,10), pelo poder do seu Santo Espírito. Os servos do Ministério de Oração por Cura e Libertação devem acolher todos aqueles que vêm aos Grupos de Oração em busca de intercessão e de orientação para seus problemas e/ou dificuldades pessoais, familiares. Devem também estar preparados para ouvi-los com atenção, discrição e evitando emitir opinião pessoal sobre as situações partilhadas, e mantendo sempre rigoroso sigilo dos fatos. Se aqueles que vieram pedir aconselhamento, desejarem, orar por cada um, sob a inspiração do Dom de Oração em Línguas, da Palavra de Ciência e do Discernimento dos Espíritos, procurando ajudá-los a compreenderem o Plano de Deus. Aconselhá-los, sob a inspiração da Palavra de Sabedoria, dando-lhes algumas orientações práticas quanto à vida com Deus e com os irmãos, para que cheguem à solução de seus problemas e a viverem segundo a vontade do Pai. Tudo isso os incentiva a viverem na graça de Deus, orando mais intensamente e participando, com maior assiduidade, nos Sacramentos e da vida comunitária, sendo, assim, mais perseverantes da leitura e meditação da Bíblia Sagrada, para dessa forma escutarem o Senhor e viverem o Amor.



MINISTÉRIO DE PROMOÇÃO HUMANA



Este ministério quer ser, no Grupo de Oração, o serviço que proporciona aos seus frequentadores a oportunidade ou mesmo a graça de estar num lugar onde se aprende a caminhar em comunidade, lugar do exercício do perdão, do pastoreio, da partilha de vida, de oração e de bens materiais e espirituais, lugar privilegiado de alegria e de festa. Este ministério deve levar as pessoas ao crescimento na graça, fraternidade e amor, para que sintam um ardor novo em seus corações, motivados a retomar ao Grupo, pois foram efetivamente muito bem acolhidas, com amor e alegria, de coração a coração. Ele também tem a missão de trabalhar nas obras sociais</i>, priorizando o atendimento aos excluídos, através da comunidade. O ministério de Promoção Humana busca também formar as pessoas a partir da Doutrina Social da Igreja Católica, criando um compromisso com os mais carentes, além de levantar e participar da organização de todas as obras sociais que a RCC tem através dos grupos de Oração. É levar o homem e a mulher a passar de condições menos humanas para condições cada vez mais humanas, até chegar ao pleno conhecimento de Jesus Cristo (Santo Domingo, 162). Esta promoção deve atingir todo ser humano necessitado, desde sua gestação à velhice, promovendo a Palavra (conscientização), a ação (vida colocada a serviço do outro) e a colaboração (ajuda mútua entre o que serve e aquele que precisa ser servido). Esse ministério compromete-se com a defesa dos direitos individuais e sociais do homem, dos povos, das culturas e dos setores marginalizados, bem como dos desprotegidos e dos presos. A promoção humana visa despertar a consciência do homem em todas as suas dimensões (espiritual, pessoal, intelectual, social, econômica etc) e levá-lo a lutar por si mesmo a ser agente promocional na busca de seu próprio desenvolvimento humano como cristão. O objetivo maior do trabalho de Promoção Humana é educar o homem para a convivência com o outro, impulsioná-lo a se organizar para ter força reivindicatória e incentivá-lo à partilha de bens com vistas à comunhão e à participação.



MINISTÉRIO DO PASTOREIO



O Ministério, com o amor do Bom Pastor, acolhe, zela e acompanha todos os que tiveram a experiência com Deus e desejam crescer através da caminhada em um grupo de oração. A palavra "Pastoreio" significa pastorear, cuidar, cultivar, preservar, e proteger alguém. Todo cristão é, na verdade, um pastor. Somos responsáveis pela primeira impressão, à primeira visita de Deus ao coração de nossos irmãos, porque acolher com amor, é acolher ao próprio Jesus que se revela em cada um. E, como esta palavra significa também cuidar, nós também zelamos pela caracterização do ambiente, acolhida, abraços, sorrisos, cartas, lembrancinhas para os novos no grupo, os aniversariantes e retirantes. Por meio dessas e de muitas outras ações, este ministério leva Deus às pessoas. Tudo para tornar a reunião do grupo mais hospitaleira. Pois ser hospitaleiro quer dizer criar um espaço livre para o estranho, que pode assim tornar-se um. O Pastoreio é um ministério que tem como principal função a acolhida, fazendo com que cada participante, que venha ao grupo, sinta-se "em casa", porque se cada um se sentir bem acolhido, certamente voltará. Servir no ministério do pastoreio significa sempre estar disposto a acolher as pessoas, mostrando-lhes o quanto são queridas e importantes ao grupo. Fazer parte deste ministério é responder com convicção ao chamado que Jesus nos faz para que cuidemos de seu rebanho, seguindo Seu exemplo de Bom Pastor, que vai em busca da ovelha perdida até encontrá-la. Um exemplo está no evangelho de Lucas 15, 1-7. O evangelista nos conta que aproximavam de Jesus para ouvi-lo. Enquanto isso, fariseus e escribas murmuravam: “Este homem recebe e come com pessoas de má vida”. Então Jesus lhes propôs a seguinte parábola: Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. "Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas (Jo 10, 11). Agora é com vocês. Vamos, através deste dom maravilhoso de Deus, arrebanhar as ovelhas, que se dispersaram ao longo do caminho, e zelar por todas as almas que precisam deste encontro pessoal com Cristo.



MINISTÉRIO DA LITÚRGIA



Quando ouvimos falar em Liturgia, normalmente nos lembramos de normas de celebrações, manuseio de objetos sagrados, coisas ligadas à sacristia etc. Mas, com certeza, estas são ideias falsas. Liturgia é algo muito mais profundo, porque ela é a alma da Igreja. O Ministério da Liturgia é o que capacitará o ministro para presidir, entre outras funções, missas e celebrações. E tem o objetivo de propor e incentivar sua equipe litúrgica a uma reflexão sobre alguns temas básicos com a finalidade de ajudar os celebrantes (o povo da comunidade) a celebrar de modo consciente e participativo a Liturgia da Igreja. Sendo a Liturgia ação de Deus e de seu povo, ela não pode nunca ser ação de algumas pessoas, ou de um determinado grupo ou movimento. Quem celebra é sempre o povo de Deus, o Corpo de Cristo, uma comunidade reunida por Cristo e em Cristo, na unidade do Espírito Santo. Não se trata aqui de um povo qualquer, mas de um povo formado por pessoas que, acolhendo o convite de Deus pela escuta da Palavra, se reúne em assembléia para celebrar. Liturgia não é só a celebração da missa dominical. Nela estão entendidas todas as formas que a Igreja tem para celebrar o mistério cristão, todas as formas rituais que permitem vivenciar e experimentar a íntima comunhão com Deus e com os irmãos. O significado da palavra liturgia quer dizer que a ação expressada na missa é um serviço, uma ação, que o próprio Cristo ordenou: "A seguir, tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim" (Lc 22, 19), para que todos possam tomar e comer de seu corpo e tomar e beber seu sangue. Liturgia é, antes de tudo, “serviço ao povo”. O Ministério da Liturgia é essencial na vida comunitária. Essa experiência é fruto de uma vivência fraterna, tornando sempre presentel o mistério pascal de Cristo na Igreja, através dos sacramentos, especialmente a Eucaristia. Em todos os tempos, as religiões possuíram seus ritos próprios. Na Igreja Católica, os rituais tem sua origem e base em seu momento de fundação: a Ressurreição do Senhor. Através da Liturgia, o cristão é inserido nas realidades de sua salvação.



MINISTÉRIO DAS ARTES



Esse é o ministério capaz de realizar a união entre o sonho e a ralidade, entre a razão e a emoção, tocando as áreas mais profundas do coração humano. A música, o teatro e a dança são, certamente, obras das mãos de alguém cheio de amor que pensa nos mínimos detalhes acerca dos alvos do seu amor: o homem. O ministério das artes tem a responsabilidade de resgatar as manifestações artísticas de todas as distorções e do mau uso que fazem dela. O papel do ministro das artes é o de levar as pessoas a abrirem o coração ao louvor e à oração, por meio da melodia, dos cânticos, da dança e do teatro. Ministrar música ou dança é, sobretudo, ministrar o louvor ao Senhor. E, como este é um ministério de louvor, seus membros precisam estar cheios da unção de Deus, cheios da mensagem de amor que Deus tem para o homem, ou seja, daquilo que o Pai tem a dizer para seus filhos. Além disso, o ministro das artes precisa também levar as pessoas a descobrirem o que há no âmago dos seus corações, e fazê-los transbordar, com seus corpos e vozes, um agradável louvor ao Senhor e uma explosão de verdadeiro e fraterno amor ao próximo. É preciso utilizar todos os recursos, que as artes possuem, para alegrar o coração de Deus e o dos homens. Quando bem trabalhada e utilizada em todas as suas potencialidades, a música transforma o coração do homem. Portanto, é papel do ministro de música descobrir uma forma de extrair dela o máximo de sua beleza e riqueza, no intuito de encontrar e converter aqueles que, até então, só tinham ouvido algo vazio, sem mensagem de vida eterna. O ministro das artes tem como missão primordial evangelizar. A sua postura deve ser a de alguém que está continuamente em sintonia com o Criador, para que, desse modo, a música ministrada por ele (seja por meio da sua voz, da dança, do teatro ou pela execução de seu instrumento) cumpra o objetivo de alegrar, de enternecer, de fazer voltar o coração do homem, para a verdade, ou seja, para Deus. Para tanto, o ministro das artes precisa ser uma pessoa de oração, de adoração, de estudo bíblico, de busca frequente aos sacramentos da eucaristia e reconciliação. Ele deve ter amor e devoção a Maria, e fazer parte de um grupo de oração ou comunidade. Santa Cecília, patrona dos músicos, rogai por Nós!

Palavra Rema do Grupo...

" Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 6. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. 7. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. 8. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. 9. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." (Josué 1, 5- 9)

Agora é tomar posse desta palavra, e mãos a obra. Deus está precisando de Jovens, que realmente se dedicam ao Seu serviço com alegria, sem deixar de ser Jovem!!!