quinta-feira, 24 de março de 2016

O real significado da "Páscoa"

Estamos na reta final da Quaresma. Época de guardarmos e meditarmos sobre a grande festa Cristã, a Páscoa do Nosso Senhor Jesus Cristo. Que tal aproveitarmos este período de grandes festas familiares, para promover a espiritualidade de todas as pessoas que estão nosso redor?

Exemplo do que vivemos durante o Advento, quando aceitamos a proposta de recristianizar o Natal, vamos transformar o alto do nosso Ano Litúrgico em um momento com a dignidade que merece.
Vamos recristianizar a Páscoa!

Então? Essa festa que o mundo inteiro celebra é em homenagem ao Cristo Pascal ou ao Coelhinho da Páscoa? Parece óbvio que se homenageia o coelho que põe ovos, não é verdade?
Muito mais que o Natal, a Páscoa é a principal e mais importante celebração da Igreja.
Isso porque foi neste evento que Nosso Senhor nos alcançou definitivamente a salvação!

Pelo seu mistério pascal (Paixão-Morte-Ressurreição), a humanidade foi resgatada da escravidão do pecado e reconciliada com Deus. Esse é o sentido de se celebrar a Páscoa: a vitória da vida sobre a morte! E nós reduzimos essa grandiosidade a algumas guloseimas...
A primeira lembrança da Páscoa que temos é justamente aquela música do coelhinho, cantada na escola. As crianças iam para as aulas fantasiadas de coelhos, e havia gincanas para encontrar ovos de chocolate escondidos. Qual criança não gosta de chocolate e de um animal tão gracioso quanto um coelho? Essa festa, então, só podia fazer sucesso! Da mesma forma que nos esperava ansiosamente pelo Natal (para ganhar presentes), esperávamos pela festa da Páscoa (para ganhar ovos de chocolate). E a relação de Jesus com estas celebrações? Jesus? Quem é Jesus mesmo? 

Então devemos ter muito cuidado ao saber o que realmente estamos celebrando nesta data tão especial. 

E você sabe realmente mais a fundo o que significa a palavra “PÁSCOA”?



Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A palavra "Páscoa" – do hebreu "peschad"– significa "passagem". Sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isso muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação. É comum em todas as Igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada pela Eucaristia, contudo, o Domingo de Páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição de Cristo, a festa da vida.
Essa festa faz referência à última Ceia de Jesus com os discípulos, Sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia-se no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, período compreendido como Semana Santa. É uma das festas mais antigas existentes, e a principal festa do ano litúrgico cristão.

Então Irmãos, vamos recristianizar a Páscoa!
Temos que mostrar ao mundo o real significado desta data. Cristo celebrou a Páscoa dos Judeus, e cumpriu toda a promessa contida nela. Ele é verdadeiro Cordeiro sacrifical, com ele Deus sela conosco a nova e eterna Aliança!

“Páscoa Sagrada! Ó festa universal! 
No mundo renovado, é Jesus glorificado!
Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, aleluia! 
Glória a Cristo, Rei, Ressuscitado, aleluia!”
Fonte: Jhonath Ribeiro l MCS GOJ Magnificat 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Rema do Grupo...

" Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 6. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. 7. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. 8. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. 9. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores." (Josué 1, 5- 9)

Agora é tomar posse desta palavra, e mãos a obra. Deus está precisando de Jovens, que realmente se dedicam ao Seu serviço com alegria, sem deixar de ser Jovem!!!